terça-feira, 7 de maio de 2013

Os dois lados, agora em livro


Finalmente chegou o dia de lançarmos o livro "Marketing Jurídico", o qual escrevi com Alexandre Motta, consultor de renome no ramo, com o objetivo de levar as práticas do pensamento estratégico de Marketing para advogados iniciantes ou para aqueles experientes que sentem estagnação na carreira e necessidade de mudança, mas que não possuem condições atuais de contratação de consultoria. Será 9 de maio agora, quinta-feira, na Livraria da Vila, convite acima. A obra será vendida no dia e também se encontra disponível on-line pelo CONJUR (promocionalmente) http://www.conjur.com.br/mailMarketing/486 e CAASP http://www.caaspshop.com/marketing-juridico---os-dois-lados-da-moeda-78736.aspx/p. Obrigado.

Nosso trabalho busca levar ao advogado o conhecimento sobre as realidades do mercado atual, a compreensão sobre as fases de estruturação de um escritório de advocacia e assim incitar nele o pensamento estratégico sobre o futuro profissional. 

Para tanto, abordamos no decorrer no livro os seguintes temas:

• Histórico da profissão da Advocacia e suas raízes éticas.
• Visão essencial do mercado profissional da Advocacia atual.
• Comportamentos sabotadores do sucesso na Advocacia.
• Passo a passo para a estruturação de um escritório de Advocacia.
• Paradigma ético-profissional atual acerca do uso do Marketing por Advogados.

Fazemos isso de maneira pioneira, porque juntamos prática e academia, um passo a passo na linguagem do advogado, sem mirabolantismo ou fórmula mágica. É com certeza um trabalho para todo advogado que pretende ser dono de seu destino e dar os primeiros passos ou passos certos em direção à liberdade profissional. Por isso não é receita, porque não somos iguais, mas é bússola, para guiar a viagem profissional do advogado.

Feito com muito carinho por mim e pelo Alexandre Motta da Inrise Consultoria, que nele colocou toda sua experiência de 15 anos de orientação aos escritórios de SP, passando as fases de estruturação do escritório, os segredos, os vícios que impedem o sucesso, até os paradigmas éticos, tudo com vistas a levar fazer uma revolução na advocacia paulista e fazer você, advogado, empreender seu futuro.

Tenho muito orgulho desse trabalho e agradeço ao Alexandre Motta, que fez muito para o sonho se tornar real, e a Amaral Gurgel, na pessoa da Débora, que acreditou conosco e fez um livro lindo, de ótima qualidade, e tem se empenhado em levar nossa mensagem longe.

Também agradeço ao Prof. Luis Chacon, prefaciador e desbravador do ramo aqui no Vale, à orientadora Profa. Monica Carniello, fera do Marketing, e à Dra. Retijane Popelier, meu exemplo pela incansável luta pelos advogados de Balneário/SC.

E meu abraço aos meus pais, irmãos, noiva, parentes e amigos, que vibraram comigo com o lançamento, e a Deus, pela saúde e inspiração!

Muito obrigado mesmo!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Alexandre Motta no Conjur, sobre nosso livro "Marketing Jurídico"

Reportagem do amigo Alexandre Motta, falando sobre Marketing e Ética no Conjur: http://www.conjur.com.br/2013-mar-16/medo-oab-escritorios-investem-marketing-publicitario O lançamento do livro será no dia 09 de maio, das 18:30 as 21:30h na Livraria da Vila http://www.livrariadavila.com.br Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista - SP Capital. Quem puder prestigiar, ficaremos imensamente honrados.


"O Provimento 94 da Ordem dos Advogados do Brasil é claro ao permitir a publicidade informativa de advogado e de sociedade de advogados, desde que seja limitada a levar ao público “dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar”. Porém, as restrições que o provimento impõe — como o “emprego de orações ou expressões persuasivas” ou a “oferta de serviços em relação a casos concretos” — fazem com que os advogados evitem qualquer tipo de propaganda. A avaliação é do publicitário Alexandre Motta, que há 15 anos trabalha com publicidade apenas para escritórios.

domingo, 28 de outubro de 2012

Livro "Marketing Jurídico: os dois lados da moeda"


Lançaremos nosso primeiro livro, meu e do Alexandre Motta, da Inrise: Marketing Jurídico, pela Editora Amaral Gurgel. O livro foi vendido na Fenalaw 2012 em pré-lançamento, mas ainda não foi distribuído e só é possível comprá-lo direto na Editora Amaral Gurgel. Por isso, aos que se interessaram pelo tema

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Resumo de A Arte do Começo - The Art of the Start - Guy Kawasaki

Iniciar um empreendimento é querer fazer a diferença. Guy, um experiente investidor, fala sobre as 10 melhores dicas alcançar sucesso no empreendedorismo. 
Recebi a palestra de uma pessoa que admiro para assistí-la e gostei tanto que fiz um fichamento, que segue abaixo. Logo após está a apresentação na integra em vídeo e arquivo pdf. Como diz Guy, "espero que vocês peguem essa informação e mudem o mundo".

domingo, 16 de outubro de 2011

História da OAB

Advocacia vem do termo advocatus (ad + vocare), que em latim significa aquele que fala por, chama a si, defende, ou assiste ao que foi chamado perante a Justiça. Inicialmente era exercida por homens livres e bons, que não se preocupavam com a remuneração. Emprestavam seu trabalho e sua inteligência para ser vir à verdade, ao Direito e à Justiça (FORNACIARI JÚNIOR, 2008).

Segundo Mamede (2008, p.9), o advogado é uma figura antiga na história do mundo e muitos exerceram atividades de auxílio às partes nas questões judiciais, desde a Roma antiga até a história presente. Mas até a atividade se tornar uma profissão organizada com regramento próprio, decorreram séculos. Foi o advogado quem precedeu a Advocacia.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Advocacia na Inglaterra vai virar investimento

A advocacia na Inglaterra se prepara para uma grande mudança. No próximo ano, deve entrar em vigor a lei inglesa que permitirá que qualquer um seja dono de escritório de advocacia. Ou seja, a propriedade das firmas de advocacia vai deixar de ser exclusiva dos advogados devidamente habilitados. A abertura do mercado no país é comemorada e incentivada pela Law Society inglesa, que faz as vezes de OAB no país, e está sendo copiada pelos escoceses, que em breve devem seguir os mesmos passos dos vizinhos de baixo.
A norma que abriu os escritórios de advocacia para o mercado na Inglaterra e no País de Gales é conhecida como Tesco Law, em referência à rede inglesa de supermercados. O apelido cai bem. A partir do próximo ano, a advocacia vai passar a ser enxergada de fato como um negócio e qualquer empresa vai poder abrir o seu próprio escritório de advocacia, investir ou até mesmo comprar um já existente.