Recebi a palestra de uma pessoa que admiro para assistí-la e gostei tanto que fiz um fichamento, que segue abaixo. Logo após está a apresentação na integra em vídeo e arquivo pdf. Como diz Guy, "espero que vocês peguem essa informação e mudem o mundo".
Vídeo da apresentação legendado - 39 minutos:
Minhas anotações:
As 10 melhores dicas para iniciar um empreendimento
o 1- Querer mudar o mundo / fazer a diferença
§ Aumentar a qualidade de vida
§ Fazer certo algo errado (possibilitar acesso)
§ Prevenir o fim de algo bom
o As empresas de sucesso foram criadas para trazer um sentido e não para fazer dinheiro
§ Quando for vender para investidores, explique como fazer sentido e não como ganhar dinheiro.
§ Se iniciar só para fazer dinheiro, vai trazer o tipo errado de empregados.
· Vai atrair só MBA´s e consultores (não recomendados para iniciar empresas)
o 2- Criar um mantra para sua organização
§ Diferente de missão, construída por quem não entende da sua empresa. Aqui saem missões boas para investidores, consumidores...
· Sai algo assim: a missão da Wendys é criar produtos de qualidade superior e serviços customizados para seus clientes com liderança, inovação e parcerias.
o Ninguém consegue repetir isso.
o Missão inútil, muito longa, não é única nem memorável.
§ No estágio inicial, deve ser um mantra (3 a 4 palavras)
· Fast-food saudável.
· Calçados de alta performance
o 3- Deslanchar
§ Empreendedores tem dificuldade pois querem ter certezas
· De mercado, grupos focais, pesquisas...
· Simplesmente faça!
· Faça diferente.
· Não se contente em ser 10% melhor, seja 10 vezes melhor.
§ Polarize pessoas
· Nada de criar produtos perfeitos para todos – se fizer isso virará mediocridade
· Ex.: Harley Davinson
§ Ache almas gêmeas
· O conceito de empreendedor solitário é superestimado e mentiroso
· Você precisa de pessoas para te contrabalancear
o Se é grande engenheiro, precisa de grande marqueteiro
o Se é um visionário, precisa da supervisão de um adulto
o Ache um contraponto
o 4- Defina um modelo de negócios
§ Seja específico
· Seja incomum, tenha um modelo de negócios só seu
· Quem é meu cliente?
· Como vou tirar o meu $ do bolso dele?
o É seu dinheiro no bolso dele, tem que descobrir como pegar.
§ Mantenha simples
· Inove na tecnologia, em tudo, mas não no modelo de negócios
§ Pergunte a uma mulher sobre seu modelo de negócios
· Homens tem o gene matador
o Querem matar coisas, querem matar plantas, animais
o Esse gene foi suprimido na sociedade, o único lugar que não é no empreendedorismo, onde é socialmente matar competidores.
· Mulheres não tem essa falha genética fundamental
o 5- Crie marcos, premissas e tarefas (são prioridades para o empreendedor)
§ Marcos
· Uma nova empresa é um lago cristalino, calmo
o Não tem consumidores querendo vantagens
o Não tendo empregados estúpidos que errou na contratação
o Não há aluguel idiota, que fechou na alta
o Não há logo horrível que criou de graça
· Nessa situação é difícil priorizar. Por isso a primeira coisa é ter uma lista de marcos.
o Ex.: terminar o design
o São coisas que você faz e sente orgulhoso de concluir
§ Você até diz para sua esposa que o fez.
§ Premissas
· Escrevê-las e testá-las
· São as bases do seu trabalho, os custos de casa coisa, as medidas para a fórmula dar certo.
§ Tarefas
· São coisas que te ajudam a conquistar um marco ou testar uma tarefa
o 6- Descobrir o nicho
§ O cálice sagrado do Marketing:
· Matriz 2 x 2 (você tem que estar no alto e na direita)
o Habilidade de entregar algo que seja um produto ou serviço único
o O valor desse produto e/ou serviço para o cliente
· Se não...
o Se não tem algo único, você compete no preço
o Se faz algo único sem valor para o cliente você é estúpido
o Se não está sozinho nisso são vários estúpidos juntos
· Tem que ser o único a produzir produto de grande valor para o consumidor. Para o alto e para a direita (Como Bush governou).
o 7- Regra 10/20/30
§ 10 slides no seu Power Point
· Não 50. Não importa sua forma de vender
· Título, problema, solução, modelo de negócios, mágica subjacente, mercado e vendas, competitividade, time, projeções, status e linha do tempo.
§ Apresentados em 20 minutos
§ Com fontes 30 (muito menos texto)
· Isso força você a conhecer sua apresentação
· Não leia o material
o Isso te faz um palhaço
§ (Esse palhaço está lendo o material?? Eu posso ler mais rápido que essa palhaço consegue ler)
o 8- Contratar gente infectada
§ É contratar quem além de ter experiência prévia e educação (estudo), ame o seu produto (essencial esse último).
· A maioria só considera experiência e educação
§ Ignore o que for irrelevante
· Amar o produto/serviço é o principal
§ Contrate gente melhor que você
· Pessoas tipo A contratam pessoas tipo A+
· Pessoas B contratam C, C contratam D, D contratam E e assim por diante
· Se você contratar um B, logo estará rodeado de Z’s.
o É a explosão dos palhaços.
§ Só contrate pessoas com as quais teve a reação de ter de contratá-la (apaixonar), ter de ir até ela, conversar e trabalhar com ela.
o 9- Baixar as barreiras de adoção
§ Diminuir a curva de aprendizado
· Você liga o seu aparelho e ele simplesmente funciona
· Reduzir ao máximo a necessidade do cliente aprender algo para conseguir utilizar seu serviço/produto.
§ Não peça para alguém fazer algo que você não faria.
· É igual criar formulários longos de preenchimentos e trabalhos penosos para utilizar/receber o benefício do serviço.
§ Abrace o evangelismo
· Evangelho tem origem greva = boa nova, boa notícia.
· Quando você tem um bom produto/serviço, haverá pessoas que vão levar essas boas notícias, elas avançam a batalha para você
o É preciso recompensá-las, são pessoas que querem mudar o mundo utilizando o produto/serviço que você criou. Pague-as.
o Abrace essas pessoas, crie programas para elas
o 10- Semeie as nuvens
§ Faça chuvas e colha as vendas
· Deixe as flores desabrocharem. Se outros consumidores não previstos começarem a utilizar seu produto, pegue o dinheiro.
o Ex.: a Apple, criada prevista para ser máquina de processamento, planilha e banco de dados.
§ Permita testes drivers para incrementar as vendas
· Deixe as pessoas levar seu produto para cada de alguma maneira
o Downloads
o Diga ao cliente: “eu acho você inteligente, e porque eu o acho eu permito você usar o meu produto”.
§ Ache os verdadeiros influenciadores
· Não queira trabalhar no nível CEO ao iniciar
o Tal qual o ar rarefeito, quanto mais alto você vai mais fino é o ar, e com o ar fino é difícil sustentar vida inteligente
· Como empreendedor, se você focar no nível CEO está trabalhando com pessoas inadequadas.
o Olhe para o suporte técnico, secretárias, ajudantes administrativos...
§ Estas pessoas realmente trabalham! Eles são os que fazem o negócio acontecer.
§ Ache essas pessoas.
o 11- Bônus – não deixe os palhaços te triturarem
§ Quem diria que não precisaríamos de um outro mecanismo de busca em 1995 – o Google.
§ 2 tipos de palhaços
· Babões fedorentos, perdedores
o Dizem que você não vai conseguir
o Ignore-o. Pense: porque devo acreditar em você?
· Palhaços elegantes
o Esses são perigosos
o Vestem preto e tem carro alemão
o Quando eles falam que não vai dar certo você fica tentado a acreditar
· Exemplos de palhaçadas perigosas:
o “Eu imagino que só aja lugar para cinco tipos de computadores.” Thomas Watson, presidente da IBM, 1943.”
o “Este telefone tem muitas limitações para ser considerado um meio de comunicação sério.” Memorando interno da Western Union, 1876”
§ Vai treinar todo mundo em Morse?
o “Não existe razões para as pessoas considerarem ter um computador em casa” Ken Olsen, DEC, 1977.
Download da apresentação em pdf: http://www.guykawasaki.com/downloads/art/Art.pdf
Li e curti, valeu, estou começando.
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