sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Resumo de A Arte do Começo - The Art of the Start - Guy Kawasaki

Iniciar um empreendimento é querer fazer a diferença. Guy, um experiente investidor, fala sobre as 10 melhores dicas alcançar sucesso no empreendedorismo. 
Recebi a palestra de uma pessoa que admiro para assistí-la e gostei tanto que fiz um fichamento, que segue abaixo. Logo após está a apresentação na integra em vídeo e arquivo pdf. Como diz Guy, "espero que vocês peguem essa informação e mudem o mundo".

Vídeo da apresentação legendado - 39 minutos:




Minhas anotações:
As 10 melhores dicas para iniciar um empreendimento
o   1- Querer mudar o mundo / fazer a diferença
§  Aumentar a qualidade de vida
§  Fazer certo algo errado (possibilitar acesso)
§  Prevenir o fim de algo bom
o   As empresas de sucesso foram criadas para trazer um sentido e não para fazer dinheiro
§  Quando for vender para investidores, explique como fazer sentido e não como ganhar dinheiro.
§  Se iniciar só para fazer dinheiro, vai trazer o tipo errado de empregados.
·         Vai atrair só MBA´s e consultores (não recomendados para iniciar empresas)
o   2- Criar um mantra para sua organização
§  Diferente de missão, construída por quem não entende da sua empresa. Aqui saem missões boas para investidores, consumidores...
·         Sai algo assim: a missão da Wendys é criar produtos de qualidade superior e serviços customizados para seus clientes com liderança, inovação e parcerias.
o   Ninguém consegue repetir isso.
o   Missão inútil, muito longa, não é única nem memorável.
§  No estágio inicial, deve ser um mantra (3 a 4 palavras)
·         Fast-food saudável.
·         Calçados de alta performance
o   3- Deslanchar
§  Empreendedores tem dificuldade pois querem ter certezas
·         De mercado, grupos focais, pesquisas...
·         Simplesmente faça!
·         Faça diferente.
·         Não se contente em ser 10% melhor, seja 10 vezes melhor.
§  Polarize pessoas
·         Nada de criar produtos perfeitos para todos – se fizer isso virará mediocridade
·         Ex.: Harley Davinson
§  Ache almas gêmeas
·         O conceito de empreendedor solitário é superestimado e mentiroso
·         Você precisa de pessoas para te contrabalancear
o   Se é grande engenheiro, precisa de grande marqueteiro
o   Se é um visionário, precisa da supervisão de um adulto
o   Ache um contraponto
o   4- Defina um modelo de negócios
§  Seja específico
·         Seja incomum, tenha um modelo de negócios só seu
·         Quem é meu cliente?
·         Como vou tirar o meu $ do bolso dele?
o   É seu dinheiro no bolso dele, tem que descobrir como pegar.
§  Mantenha simples
·         Inove na tecnologia, em tudo, mas não no modelo de negócios
§  Pergunte a uma mulher sobre seu modelo de negócios
·         Homens tem o gene matador
o   Querem matar coisas, querem matar plantas, animais
o   Esse gene foi suprimido na sociedade, o único lugar que não é no empreendedorismo, onde é socialmente matar competidores.
·         Mulheres não tem essa falha genética fundamental
o   5- Crie marcos, premissas e tarefas (são prioridades para o empreendedor)
§  Marcos
·         Uma nova empresa é um lago cristalino, calmo
o   Não tem consumidores querendo vantagens
o   Não tendo empregados estúpidos que errou na contratação
o   Não há aluguel idiota, que fechou na alta
o   Não há logo horrível que criou de graça
·         Nessa situação é difícil priorizar. Por isso a primeira coisa é ter uma lista de marcos.
o   Ex.: terminar o design
o   São coisas que você faz e sente orgulhoso de concluir
§  Você até diz para sua esposa que o fez.
§  Premissas
·         Escrevê-las e testá-las
·         São as bases do seu trabalho, os custos de casa coisa, as medidas para a fórmula dar certo.
§  Tarefas
·         São coisas que te ajudam a conquistar um marco ou testar uma tarefa
o   6- Descobrir o nicho
§  O cálice sagrado do Marketing:
·         Matriz 2 x 2 (você tem que estar no alto e na direita)
o   Habilidade de entregar algo que seja um produto ou serviço único
o   O valor desse produto e/ou serviço para o cliente
·         Se não...
o   Se não tem algo único, você compete no preço
o   Se faz algo único sem valor para o cliente você é estúpido
o   Se não está sozinho nisso são vários estúpidos juntos
·         Tem que ser o único a produzir produto de grande valor para o consumidor. Para o alto e para a direita (Como Bush governou).
o   7- Regra 10/20/30
§  10 slides no seu Power Point
·         Não 50. Não importa sua forma de vender
·         Título, problema, solução, modelo de negócios, mágica subjacente, mercado e vendas, competitividade, time, projeções, status e linha do tempo.
§  Apresentados em 20 minutos
§  Com fontes 30 (muito menos texto)
·         Isso força você a conhecer sua apresentação
·         Não leia o material
o   Isso te faz um palhaço
§  (Esse palhaço está lendo o material?? Eu posso ler mais rápido que essa palhaço consegue ler)
o   8- Contratar gente infectada
§  É contratar quem além de ter experiência prévia e educação (estudo), ame o seu produto (essencial esse último).
·         A maioria só considera experiência e educação
§  Ignore o que for irrelevante
·         Amar o produto/serviço é o principal
§  Contrate gente melhor que você
·         Pessoas tipo A contratam pessoas tipo A+
·         Pessoas B contratam C, C contratam D, D contratam E e assim por diante
·         Se você contratar um B, logo estará rodeado de Z’s.
o   É a explosão dos palhaços.
§  Só contrate pessoas com as quais teve a reação de ter de contratá-la (apaixonar), ter de ir até ela, conversar e trabalhar com ela.
o   9- Baixar as barreiras de adoção
§   Diminuir a curva de aprendizado
·         Você liga o seu aparelho e ele simplesmente funciona
·         Reduzir ao máximo a necessidade do cliente aprender algo para conseguir utilizar seu serviço/produto.
§  Não peça para alguém fazer algo que você não faria.
·         É igual criar formulários longos de preenchimentos e trabalhos penosos para utilizar/receber o benefício do serviço.
§  Abrace o evangelismo
·         Evangelho tem origem greva = boa nova, boa notícia.
·         Quando você tem um bom produto/serviço, haverá pessoas que vão levar essas boas notícias, elas avançam a batalha para você
o   É preciso recompensá-las, são pessoas que querem mudar o mundo utilizando o produto/serviço que você criou. Pague-as.
o   Abrace essas pessoas, crie programas para elas
o   10- Semeie as nuvens
§  Faça chuvas e colha as vendas
·         Deixe as flores desabrocharem. Se outros consumidores não previstos começarem a utilizar seu produto, pegue o dinheiro.
o   Ex.: a Apple, criada prevista para ser máquina de processamento, planilha e banco de dados.
§  Permita testes drivers para incrementar as vendas
·         Deixe as pessoas levar seu produto para cada de alguma maneira
o   Downloads
o   Diga ao cliente: “eu acho você inteligente, e porque eu o acho eu permito você usar o meu produto”.
§  Ache os verdadeiros influenciadores
·         Não queira trabalhar no nível CEO ao iniciar
o   Tal qual o ar rarefeito, quanto mais alto você vai mais fino é o ar, e com o ar fino é difícil sustentar vida inteligente
·         Como empreendedor, se você focar no nível CEO está trabalhando com pessoas inadequadas.
o   Olhe para o suporte técnico, secretárias, ajudantes administrativos...
§  Estas pessoas realmente trabalham! Eles são os que fazem o negócio acontecer.
§  Ache essas pessoas.
o   11- Bônus – não deixe os palhaços te triturarem
§  Quem diria que não precisaríamos de um outro mecanismo de busca em 1995 – o Google.
§  2 tipos de palhaços
·         Babões fedorentos, perdedores
o   Dizem que você não vai conseguir
o   Ignore-o. Pense: porque devo acreditar em você?
·         Palhaços elegantes
o   Esses são perigosos
o   Vestem preto e tem carro alemão
o   Quando eles falam que não vai dar certo você fica tentado a acreditar
·         Exemplos de palhaçadas perigosas:
o   “Eu imagino que só aja lugar para cinco tipos de computadores.” Thomas Watson, presidente da IBM, 1943.”
o   “Este telefone tem muitas limitações para ser considerado um meio de comunicação sério.” Memorando interno da Western Union, 1876”
§  Vai treinar todo mundo em Morse?
o   “Não existe razões para as pessoas considerarem ter um computador em casa” Ken Olsen, DEC, 1977.
Download da apresentação em pdf: http://www.guykawasaki.com/downloads/art/Art.pdf

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